JUSTIFICATIVA:
A história do Brasil começa em 1.500, com achegada dos portugueses - o que deu início ao processo de dominação específico do novo sistema sociopolítico que imperou no século XVI. Nele, a cidadania, não contemplava a maioria da população.
A sociedade colonial caracterizou-se na estrutura produtiva do latifúndio e na utilização de mão de obra escrava indígena e/ou africana. Desta forma podemos identificar dois fenômenos sociológicos e demarcar o início da negação da cidadania naquela época. Juntamente aos nativos (índios) e africanos, somava-se a parcela dos excluídos a população branca de baixa renda. Esses eram os “homens bons” do período colonial.
A independência do Brasil em 1822, infelizmente não mudou as estruturas políticas, econômicas e sociais. Ou seja, a mesma elite se manteve no poder, agora, coordenando o novo país, porém com o mesmo ideal de dominação e exploração. Passamos por diversas estruturas ou sistemas políticos como o coronelismo, o populismo, o regime militar e em 1985 o regime democrático, porém a cidadania plena não acompanhou as mudanças políticas e civis.
Ao longo da nossa história podemos evidenciar situações de abandono social, preconceito, desemprego, intolerância, desigualdade social, analfabetismo... caracterizando-se por fim em uma história de desrespeito aos direitos humanos, que infelizmente parece estar longe de um final feliz.
O nosso propósito com o projeto EXERCITANDO A CIDADANIA: RESPEITO E TOLERÂNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR é contribuir para o despertar da conscientização de nossos educandos a partir de analises que nos conduzam a reflexões sobre a importância da conquista e efetivação da cidadania em nosso país.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Desenvolver a leitura e a escrita;
- Exercitar atitudes fundamentadas em valores sociais como o respeito, a solidariedade e a valorização das pessoas;
- Refletir acerca dos conceitos de cidadania, direitos humanos e tolerância social;
- Desenvolver um ensino/projeto de qualidade correlacionado teoria e pratica durante o processo educativo.
RESULTADOS ESPERADOS:
Esperamos que a turma no decorrer do projeto consiga assimilar a importância da cidadania, do respeito e da solidariedade para a harmonia e equilíbrio no convívio social.
Que no decorrer do projeto consiga desenvolver um pensamento crítico em relação à construção e manutenção de nossos direitos civis, políticos, sociais e humanos.
Esperamos ainda:
- Maior participação da turma durante as aulas;
- Realização de trabalhos;
- Incentivar a pesquisa;
- Elaboração de textos;
- Trabalhar a oralidade;
- Estimular o protagonismo juvenil.
PRODUTOS ESPERADOS:
Proponho que a turma faça uma exposição dos trabalhos realizados durante o processo educativo, bem como, produção de um vídeo que mostre as etapas elaborativas de nosso projeto, onde constaria:
- Pesquisas realizadas;
- Textos produzidos;
- Exercícios de oralidade;
- Elaboração das estórias em quadrinho
- Relatório de pesquisa.
PÚBLICO ENVOLVIDO: Turma 731
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Ser ou não ser cidadão: eis a questão;
- Direitos humanos, direitos de todos;
- A importância da tolerância;
- Respeito e solidariedade: compromisso social.
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